0
baby growth

Saturday, June 06, 2009

Vírus da bofetada

E a primeira doença contagiosa que a Sofia apanhou chama-se "Vírus da bofetada".

Começou pela mancha na cara, muito vermelha, como se tivesse apanhado um escaldão. E logo depois, as manchas espalhadas por todo o corpo.

Eritema infeccioso


O eritema infeccioso (5.ª doença) é uma infecção viral contagiosa que provoca manchas ou um erupção vermelha avultada de carácter ligeiro.

O eritema infeccioso é provocado pelo parvovírus humano B19 e costuma surgir durante a Primavera. Afecta com frequência crianças e adolescentes em surtos geograficamente limitados. A infecção transmite-se principalmente mediante a inalação de microgotas do ar que tenham sido expelidas com a tosse por uma pessoa infectada. A infecção também pode ser transmitida da mãe para o feto durante a gravidez, o que possivelmente mata o feto ou lhe provoca anemia aguda e excesso de líquidos e inflamação (edema).

Sintomas, diagnóstico e tratamento

Os sintomas, que começam entre o 4.º e o 14.º dias depois da infecção, podem variar e algumas pessoas não apresentam nenhum. Uma criança com eritema infeccioso costuma ter pouca febre, só se sente ligeiramente doente e tem as bochechas vermelhas ao ponto de parecer que lhe deram uma bofetada. Ao fim de um dia ou dois aparece a erupção, sobretudo nos braços, nas pernas e no tronco, mas normalmente não nas palmas das mãos nem na planta dos pés. Não provoca comichão (prurido) e são como manchas vermelhas elevadas que formam uma espécie de filigrana, sobretudo nas áreas dos braços que não estão cobertas pela roupa, porque a erupção pode piorar se for exposta à luz solar.

A doença, em geral, dura entre 5 e 10 dias. Durante as semanas seguintes, a erupção pode reaparecer como uma reacção à luz do sol, ao exercício, ao calor, à febre ou à tensão emocional. Nos adultos, a dor leve das articulações e a inflamação podem ser permanentes ou aparecer e desaparecer durante semanas ou meses.

O médico faz o diagnóstico baseando-se na típica aparência da erupção. As análises ao sangue podem ser úteis para identificar o vírus. O tratamento tem como objectivo o alívio dos sintomas.



Estamos à espera que as manchas sumam, e que o tempo melhore, para irmos "quechuar" novamente!!

1 Novidades:

At 1:32 PM, Blogger eu said...

E como está a Sofia??? Melhorzinha?
Bjs gds

 

Post a Comment

<< Home